Cabelos lisos e cacheados

Algumas pessoas têm cabelos lisos e querem cabelos cacheados. Outros têm cachos e os endireitam. Mas para algumas pessoas, o cabelo muda de forma e textura por conta própria – e não apenas por causa do clima. Os cientistas não sabem exatamente por que isso acontece, mas provavelmente tem a ver com uma combinação de genética, hormônios e química corporal.

Por boas ou más razões, nosso cabelo costuma ser uma característica definidora desde muito jovem. Não apenas da cor, mas também do comprimento, do estilo que usamos e se é liso ou cacheado. Mas o que nos faz ter lindos cabelos lisos ou cachos deslumbrantes? Vamos discutir as razões do nosso cabelo ser liso ou encaracolado, e como você precisa cuidar de ambos.

Você sabia que pode ter que cuidar de seu cabelo de forma diferente se ele for encaracolado em comparação a ser liso? Cabelo liso é geralmente mais fácil de gerenciar pelos motivos que mencionamos acima, e você pode ter que escolher seus produtos com mais cuidado se tiver cabelo crespo e irritável. Se você costuma encontrar couro cabeludo seco e com coceira e caspa, comum em cabelos cacheados, procure um xampu e condicionador hidratante que possa limpar o cabelo e couro cabeludo e, ao mesmo tempo, eliminar a caspa.

como diminuir cabelos crespos

Cabelo encaracolado

Cabelo encaracolado é notoriamente difícil de gerenciar, mas não precisa ser tão difícil quanto as pessoas entendem! Os principais pontos a serem lembrados são que você deseja reduzir o frizz e lembre-se de que ele estará mais sujeito a ressecar. Com isso em mente, você pode dar ao seu cabelo cacheado um pouco mais de cuidado e mantenha-o focado!

Lembre-se de não escovar seus cabelos cacheados, especialmente com uma escova de cerdas indutoras de estática. Em vez disso, você quer um pente de dentes largos para usar antes de lavar o cabelo ou simplesmente passe os dedos pelo cabelo para remover nós e emaranhados enquanto o condiciona. Lembre-se também de não secar com uma toalha, mas espremê-lo com uma toalha de microfibra ou mesmo uma camiseta velha.

Escolha seus produtos com cuidado. Você provavelmente descobrirá que produtos nutritivos como óleo de argan ou máscaras sem enxágue deixam seu cabelo fabuloso, mas lacas e mousses, que geralmente contêm uma alta proporção de álcool, podem realmente secar suas raízes, deixando seu cabelo com uma sensação crocante ou crocante. Da mesma forma, você provavelmente descobrirá que shampoos suaves são os melhores, principalmente os que não contêm álcool ou sulfato.

Tudo se resume à forma do folículo – a parte da epiderme da qual surge um fio de cabelo. O folículo é o que determina a forma do cabelo e o ângulo em que ele cresce. Um folículo plano ou assimétrico causa curvatura, resultando em um fio de formato oval que cresce em um ângulo mais agudo do que suas contrapartes retas. Outro fator pode ter a ver com a estrutura da proteína em um fio de cabelo. Usando microscopia eletrônica, uma equipe de pesquisa de Clichy, França comparação fibras diferentes e descobriram que aqueles encaracolados teve uma distribuição desigual da proteína queratina, principalmente se reuniram na borda interna sob o Ité porque os óleos naturais têm mais dificuldade em percorrer a haste de um fio de cabelo encaracolado. Outros fatores temporários, como umidade, hormônios, medicamentos tomados ou uma mudança nas proteínas do cabelo por meio do calor ou da água, podem alterar o estado do seu cabelo. Para aqueles que desejam que seus cabelos lisos fiquem crespos ou que os cabelos crespos fiquem lisos, há esperança: a busca para entender por que o cabelo muda naturalmente com o tempo está alimentando projetos de pesquisa que podem significar que algum dia a manipulação do cabelo será tão fácil quanto tomar um comprimido.

Uma excelente forma de alisar também os cabelos é através de um produto super interessante e excelente custo benefício chamado hidraliso esse produto tem ajudado muitas mulheres e homens a terem os cabelos lisos que sempre sonharam.

Tem a ver com a região ou localização geográfica de onde vieram seus ancestrais. Muitas pessoas com cabelos cacheados vêm de climas quentes e ensolarados. O cabelo tinha que ser escuro para resistir aos danos do sol, como sua pele. O cabelo cacheado cresce de tal forma que cria uma barreira espessa e bem sombreada, quase como um chapéu ou viseira que mantém o sol longe do rosto e ombros. Os cachos mais apertados também absorvem a transpiração que pode cair em seus olhos. Quanto mais grossos ou mais apertados os cachos, menos o sol poderia penetrar, o que impedia que o couro cabeludo queimasse. Cada característica distinta que temos, seja pele branca, cabelo ruivo, olhos negros, pernas longas ou curtas, tem uma razão e ajudou nossos ancestrais a navegar e sobreviver nos climas que originaram. Para cachos de cabelos claros, tenho vários amigos com cabelos ruivos, mas parece que os judeus são mais propensos a ter cachos e isso se deve a uma possível ligação com a herança hebraica, também de climas quentes. Aqueles que são loiros ou ruivos com cachos têm alguma conexão distante em seus genes que os conecta ao Norte da África, eu estou supondo, mas eu não sou um genealogista.

Como o gene afeta a textura do cabelo?

Em um estudo realizado em 2009, os genes cabeludos apresentaram genes herdados de 85% -95%, o que significa que (na amostra do estudo) as mudanças na textura do cabelo se devem ao DNA da cobaia.

Além disso, estudos também descobriram que a natureza dos folículos capilares afeta diretamente a curvatura do cabelo. Se os folículos capilares forem simétricos, o cabelo crescerá reto, e se os folículos capilares forem assimétricos, o cabelo será elíptico e então se enrolará lentamente conforme cresce.

Influência da composição do cabelo

A composição do cabelo também afeta se o cabelo é ondulado. Em um estudo de 2007, os pesquisadores coletaram uma variedade de amostras de cabelo de diferentes formas e texturas para investigar estruturas que podem estar associadas à ondulação do cabelo.

Os pesquisadores usaram microscopia eletrônica para comparar fibras de cabelo crespo e reto. Os resultados mostraram que a distribuição da queratina das espécies específicas era extremamente desigual (a queratina é o principal componente da proteína e do cabelo), enquanto as fibras de cabelo liso eram estruturalmente simétricas.

Existem muitas formas manuais de ondular / alisar o cabelo, algumas têm apenas efeitos temporários (como os onduladores). Outros métodos mais longos têm alguns efeitos colaterais.

No final das contas, tudo se resume a uma escolha simples: há mais experimentação no cabelo? Ainda assim, manter um penteado para o resto da vida?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *