barriga gordura

A verdade sobre a gordura da barriga

A maneira mais precisa de determinar quanta gordura visceral você tem é fazer uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética . Mas há uma maneira muito mais simples e de baixo custo de verificar.

Pegue uma fita métrica, enrole-a na cintura no umbigo e verifique sua circunferência. Faça isso enquanto estiver em pé e verifique se a fita métrica está nivelada.

Para a sua saúde, você quer que o tamanho da sua cintura seja inferior a 35 polegadas se você for mulher e menos de 40 polegadas se for homem.

Ter uma “forma de pêra” – quadris e coxas maiores – é considerado mais seguro do que uma “forma de maçã”, que descreve uma cintura mais larga.

“O que realmente estamos apontando com a maçã versus a pêra”, diz Hairston, “é que, se você tem mais gordura abdominal, é provavelmente um indicador de que tem mais gordura visceral”.

Pessoas magras também

 

Mesmo se você é magro, ainda pode ter muita gordura visceral.

Quanto você tem é em parte sobre os seus genes e em parte sobre o seu estilo de vida, especialmente o quanto você é ativo.

A gordura visceral gosta de inatividade. Em um estudo, pessoas magras que assistiam suas dietas, mas não se exercitavam, eram mais propensas a ter muita gordura visceral.

A chave é estar ativo, independentemente do tamanho que você é.

4 etapas para bater a gordura da barriga

Existem quatro chaves para controlar a gordura da barriga: exercício, dieta, sono e controle do estresse .

1. Exercício: O exercício vigoroso apara toda a sua gordura, incluindo a gordura visceral.

gordura barriga perigoFaça pelo menos 30 minutos de exercício moderado pelo menos 5 dias por semana. A caminhada conta, desde que seja rápida o suficiente para você suar e respirar com mais força, com a frequência cardíaca mais rápida que o normal.

Para obter os mesmos resultados na metade do tempo, aumente o ritmo e faça exercícios vigorosos – como correr ou caminhar. Você precisaria fazer isso por 20 minutos por dia, 4 dias por semana.

Jog, se você já estiver em forma, ou caminhar rapidamente em uma inclinação em uma esteira, se você não estiver pronto para correr. Exercícios vigorosos em bicicletas ergométricas e máquinas elípticas ou remo também são eficazes, diz Cris Slentz, pesquisadora da Duke.

Atividade moderada – aumentar sua frequência cardíaca por 30 minutos pelo menos três vezes por semana – também ajuda. Retarda a quantidade de gordura visceral que você ganha. Mas para queimar a gordura visceral, talvez seja necessário aumentar seus treinos.

“Arrume folhas, ande, jardine, vá para Zumba, jogue futebol com seus filhos. Não precisa estar na academia ”, diz Hairston.

Se você não estiver ativo agora, é uma boa idéia para verificar com o seu cuidados de saúde provedor antes de iniciar um novo programa de fitness .

2. Dieta:

Não existe dieta mágica para gordura da barriga. Mas quando você perde peso em qualquer dieta, a gordura da barriga geralmente vai primeiro.

Obter fibra suficiente pode ajudar. A pesquisa da Hairston mostra que pessoas que comem 10 gramas de fibra solúvel por dia – sem nenhuma outra mudança na dieta – acumulam menos gordura visceral ao longo do tempo do que outras. É tão simples quanto comer duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas ou meia xícara de feijão.

“Mesmo se você mantivesse tudo o mesmo, mas mudasse para um pão com mais fibras, poderá manter melhor seu peso ao longo do tempo”, diz Hairston.

3. Sono

Obter a quantidade certa de olhos fechados ajuda. Em um estudo, pessoas que tem 6 a 7 horas de sono por noite ganhou menos gordura visceral ao longo de 5 anos, em comparação com aqueles que dormiam 5 ou menos horas por noite ou 8 ou mais horas por noite. O sono pode não ter sido a única coisa que importava – mas fazia parte da imagem.

4. Estresse

Todo mundo tem estresse. Como você lida com isso importa. As melhores coisas que você pode fazer incluem relaxar com os amigos e a família, meditar, exercitar-se para desabafar e obter aconselhamento. Isso deixa você mais saudável e melhor preparado para fazer boas escolhas.

“Se você pudesse ter tempo para fazer uma dessas coisas”, diz Shively, “o exercício provavelmente tem os benefícios mais imediatos, porque afeta tanto a obesidade quanto o estresse”.